Análise da relação texto-imagem de acordo com a metafunção interpessoal

 




 

 

O texto verbal nesta unidade de análise indica uma direção baixa e alta, pois combina orações declarativas (primeiro, segundo e quarto) e uma oração imperativa (terceiro). Quanto à pessoa verbal a direção é baixa porque os verbos estão conjugados na terceira pessoa. O direcionamento, quanto ao visual, é baixo, visto que a participante retratada (mulher) não olha para o leitor. Dessa forma, o texto verbal e a imagem caracterizam-se pela relação de convergência quanto à dimensão de direcionamento.

O texto promove pequena distância social, porque todas as orações estão na voz ativa (aprendeu, desejava, jogue, desenrolava e tocavam). Há mais de uma oração subordinada, portanto quanto a relação entre as orações há um caso de hipotaxe.  Quanto à imagem, o distanciamento social é largo, pois apresenta a mulher por completo no cenário. O texto verbal e a imagem caracterizam-se pela relação de complementaridade quanto à dimensão de direcionamento.

O texto verbal promove envolvimento fraco, pois o pronome possessivo é de terceira pessoa ( seus e suas). Quanto à imagem, caracteriza-se pela força fraca, já que o ângulo da imagem é oblíquo. Sendo assim, os dois modos semióticos são caracterizados pela relação de complementaridade quanto ao envolvimento.

 

Referência

Rapunzel [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC ; coordenado por Secretaria de Alfabetização - Sealf. – Brasília, DF : MEC/Sealf, 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha “One Team” da Budweiser: uma análise das metafunções de Lim-Fei e Tan

Análise crítica visual do videoclipe Carmen de Stromae

Metafunção composicional